top of page

Biofilia na Hotelaria

  • Foto do escritor: Help Hotéis
    Help Hotéis
  • 22 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Após longos meses de enfrentamento de uma pandemia com pessoas em isolamento doméstico, seres humanos passaram a perceber com maior intensidade a falta que o convívio com a natureza faz. Isso provocou uma retomada maior no mercado hoteleiro de resorts e pousadas em meio a natureza. Essa necessidade por natureza é explicada pelo conceito de biofilia: a necessidade do ser humano de se harmonizar com outras formas de vida. O conceito surge em 1984 com Edward O. Wilson, biólogo americano. Ele defende que nós temos uma ligação genética emocional com a natureza. Somos atraídos por tudo que é vivo e portanto, temos uma necessidade de contato com a natureza.

ree

Hotel Brooklyn Bridge Lobby – New York


O mundo em que vivemos se valeu da tecnologia para aumentar a nossa produtividade e conectividade. Com isso, passamos mais tempo dentro de edifícios ou em carros, desconectados da natureza. Essa desconexão pode ser um dos motivos para o aumento alarmante de doenças como estresse, depressão e ansiedade. A incorporação da biofilia no design de arquitetura ajuda a melhorar a conexão com a natureza e, portanto, diminuir o estresse.


A biofilia na arquitetura consiste em incorporar as características do mundo natural aos espaços construídos, como água, vegetação, luz natural e elementos como madeira e pedra, principalmente expostos, formas orgânicas e uso de luz e sombra. O uso de plantas em ambientes fechados traz uma sensação de calma, de ambiente fresco e ainda melhora a qualidade do ar, já que plantas são purificadores naturais. Iluminação natural no ambiente de trabalho equilibra nosso ritmo circadiano que regula a produção de melatonina, hormônio do sono. Ventilação natural ajuda a purificar as impurezas do ar acumuladas com o uso do ar condicionado. Vista para o exterior ajuda a relaxar a visão acostumada a tela do computador e a aliviar a tensão da rotina. Estudos demonstraram que a madeira relaxa o sistema nervoso autônomo, diminuindo as respostas relacionadas ao estresse. Quanto à sua aparência, a madeira oferece conexões visuais com a natureza, devido à abundância de tipos, texturas e cores.

Novotel Amsterdam Schiphol Airport e Suites Avenue Aparthotel - Barcelona


Apesar do conceito de biofilia ser amplamente usado em espaços corporativos, muitos hotéis estão se apoderando agora deste conceito. Turistas de hoje procuram experiências interessantes que ressoem com a história e cultura local, com foco no bem-estar. Quanto mais experiências são oferecidas ao hóspede, mais se comenta e compartilha sobre o hotel, gerando maior visibilidade e engajamento. Grandes resorts usam a integração da construção com o ambiente natural externo para criar experiências paradisíacas. Hotéis menores se apropriam do uso de vegetação nos ambientes internos como o Lobby e madeiras como revestimentos de parede. Um estudo feito por uma consultoria norte americana, Terrapin Bright Green, quantificou que o tempo de permanência foi 36% maior em lobbies biofílicos do que em convencionais e que as pessoas acharam os hotéis biofílicos mais memoráveis ​​e satisfatórios.


Muitos hotéis já usam biofilia em seus espaços, mas não conhecem o conceito. Bons projetos, com a preocupação do bem estar do hóspede já primavam por integração com a natureza, grandes fontes de iluminação natural, e formas mais orgânicas no design imitando elementos naturais. É o caso do Hotel Maksoud Plaza de São Paulo, que mesmo projetado há mais de 40 anos, traz vários elementos da biofilia integrada ao projeto de arquitetura.

ree

Design biofílico significa incorporar a natureza em todos os aspectos do design. Isso pode significar o uso de materiais naturais sempre que possível e a criação de santuários em seu interior, onde os hóspedes podem se refugiar. É sobre pegar os padrões fluidos e não uniformes encontrados na natureza e usá-los para inspirar o layout do seu edifício, o design do papel de parede, os tapetes, as janelas, a iluminação e os móveis. É imaginar como as pessoas se movem no espaço.







Átrio central Hotel Maksoud Plaza – São Paulo

 
 
 

Comentários


bottom of page