"Hotel – Planejamento e Projeto"
- Help Hotéis

- 17 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Baseado em dados e nas experiências profissionais dos autores Nelson Andrade, Paulo Lúcio e Wilson Edson, o livro "Hotel – Planejamento e Projeto" concentra informações gerais e detalhadas para a concepção hoteleira. Desde antes da construção do hotel (decisões de tipologia, a melhor opção comercialmente etc.), até a construção civil e arquitetônica com ênfase no dimensionamento das áreas.

O livro é didático e segue uma linha crescente de alcance a informações mais específicas. Inicia com a história dos hotéis no Brasil e no mundo. Aponta influências marcantes para a hotelaria, como a revolução industrial que criou uma demanda por hospedagem de trabalhadores, e adaptações como a de conventos para hotéis. Ao longo das décadas, o crescimento da hotelaria também influenciou as legislações, a criação de conselhos, de ministérios e assim por diante.
A concepção para construção de um negócio hoteleiro vem de decisões e relatórios extremamente importantes para que futuramente seja rentável. Isso é pontuado por todo o livro, mostrando as diferenças de tipologias (central, não central, supereconômico, convenção, lazer, pousada, boutique ou selva) de acordo com a região escolhida, como será a configuração do negócio (independente ou cadeia), a necessidade do estudo de mercado (público alvo, concorrência, dados de PIB e turismo etc), bem como os principais aspectos e características para a escolha do local, e os investimentos necessários e imediatos ao adquirir. Com uma profunda base de informações, o projeto arquitetônico é discutido e declarado um importante elemento. Dele resulta uma construção econômica, com conforto para os hospedes e integrado com a região.
O livro aprofunda sobre as tipologias de forma mais detalhada, mostrando a diferença entre elas, seja na metragem, a qual público irá atingir, as faixas etárias, modo de vida dos hospedes, entre outros. Além de destacar ambientes necessários para o funcionamento de um hotel (administração, áreas de serviço, equipamentos, instalações etc.), apresentando o motivo de sua necessidade, como funciona, os itens mínimos necessários e tamanhos. Há tópicos que demonstram a elaboração do programa de necessidades e o dimensionamento (mínimos e confortáveis) dos espaços, ajudando a entender a consolidação do pavimento tipo, quantidade de apartamentos, ambientes básicos, metragem mínima utilizada no mundo, quadros informativos com tamanho de objetos principais ou de equipamentos necessários de acordo com a quantidade de ocupação.
Enfim, o livro é praticamente um guia/manual de como obter da forma mais clara, informações sobre negócio hoteleiro, desde sua concepção até o projeto final, exemplificando os direcionamentos e decisões imediatamente necessárias, apoiado no planejamento detalhado exemplificado no livro.
Por Bianca Alves



Comentários